Guia básico e essencial sobre Localizador Foraminal

Você que está começando seus estudos na área de odontometria, certamente irá ouvir falar muito sobre localizador foraminal. 

Você que está começando seus estudos na área de odontometria, certamente irá ouvir falar muito sobre localizador foraminal

Trata-se de um aparelho formidável que proporciona diversas vantagens para o tratamento. Explicaremos cada um deles neste artigo e ainda indicaremos qual é o melhor modelo disponível atualmente no mercado e outras informações de interesse para profissionais que pretendem renovar seus equipamentos.

Aliás, essa é uma dica muito importante para os estudantes que pretendem investir em clínica particular: os equipamentos constituem o principal diferencial para se destacar da concorrência.

Além de aprimorar resultados de tratamento, proporciona mais conforto e produtividade. Continuar atento ao mercado e investir numa reserva para novos investimentos é uma prática que todo profissional deve ter como horizonte. 

Mais precisão, menos complicações: o que você precisa saber sobre localizador foraminal

O localizador foraminal é um equipamento com recursos tecnológicos sofisticados o bastante para conseguir apontar para o profissional a exata localização do canal do dente. Mais do que isso, o aparelho consegue detalhar o tamanho da raiz dentária. 

Informações que facilitam extraordinariamente a vida do endodontista, pois o orienta de modo a fazer do seu trabalho menos intuitivo e “às cegas”. 

Não é só o profissional que se beneficia. Como veremos nos tópicos a seguir, o localizador foraminal fornece vantagens também para os pacientes que escapam de ser submetidos a desgastes desnecessários.

Veja mais informações sobre os benefícios de trabalhar com localizador foraminal nos tópicos abaixo. 

Sobre a endodontia

É a especialização voltada para tratar da polpa dentária, mais comumente conhecida como canal. A polpa dentária é o tecido que compõe os vasos, fibras e nervos sanguíneos do dente na boca. 

É a terapia mais indicada para tratar de fraturas dentárias, cáries, necessidades protéticas entre outros transtornos. 

Para esses casos é necessária a realização de um tratamento endodôntico, procedimento que ocorre na parte interna do dente, o canal. Esse tratamento consiste na extração da polpa, que pode estar inflamada, infectada e, em casos extremos, morta. 

Após a remoção desse tecido mole, o endodontista preenche a cavidade com uma placa cuja função primordial é proteger de outras infecções e bactérias. Ou seja, o profissional realiza uma obturação. 

O localizador foraminal exerce a função de auxiliar o dentista a identificar o ponto exato dos canais dos pacientes. Como verá mais adiante, esse auxílio é fundamental para evitar contratempos e acelerar o tratamento.

As vantagens da utilização do localizador foraminal

Redução de erros, otimização do serviço, mais agilidade, essas são algumas das vantagens de se poder contar com um localizador foraminal. Confira todos os detalhes abaixo.

  • Mais facilidade

Comparado a outras técnicas radiográficas, o localizador foraminal proporciona mais facilidade na mensuração na odontometria. O aparelho fornece resultados quase instantâneos e seu manuseio é simples.

  • Redução de tomadas radiográficas

Outra característica vantajosa do aparelho é que ele reduz a necessidade de exposição radiográfica para se avaliar o local e tamanho do canal. 

As imagens também são eficientes, contudo, elevam o risco de imprecisões e erros se a qualidade não for boa.

  • Redução a radiação

Os pacientes são beneficiados com o uso do localizador foraminal, pois ele favorece a redução de se submeter à radiação para o prosseguir do tratamento. 

  • Ideal para fraturas e perfurações

O aparelho é uma excelente ferramenta para se identificar fraturas e perfurações. Isso ocorre por alertar o momento preciso em que a ponta da lima interage com o periodonto. 

Recurso essencial para evitar que o material aprofunde a lesão e machuque o paciente.

  • Otimização do tratamento

Todas as vantagens listadas colaboram para que o tratamento seja mais rápido e eficiente. O diagnóstico é facilitado, as informações essenciais são precisas, os erros reduzidos, o paciente não é exposto a situações de risco e o resultado é rápido

Todo mundo sai ganhando. O dentista aumenta sua produtividade, o paciente tem um problema solucionado em pouco tempo, o que certamente influenciará no seu grau de satisfação quanto ao serviço. 

Quais são as características de um localizador foraminal?

Um localizador foraminal é composto por um visor com marcações numéricas. Essas marcações são em milímetros decrescentes. 

Fazem parte do equipamento:

  • Alça labial;
  • Presilha porta lima;
  • Lima endodôntica.

Há diferentes tipos de aparelhos distribuídos em 4 gerações.

Como usar o localizador foraminal?

O aparelho é usado após uma série de procedimentos. Primeiro ele só pode ser aplicado após o acesso cirúrgico e o preparo cervical dos canais. Também é preciso que ocorra antes a extração de eventuais interferências metálicas e a saliva.

Inicia-se o uso do localizador foraminal com um teste do circuito. Trata-se de encostar a alça labial na presilha.

A alça é posta sobre o lábio do paciente para irrigar e aspirar os canais. 

Um instrumento compatível às características anatômicas a lima a penetra até encontrar a localização do ápice do localizador. 

Por fim, ajusta-se a borracha e a medição com uma régua. 

O melhor produto disponível no mercado

Para aquisição, sem dúvida o localizador foraminal mais sofisticado a disposição no mercado é o Ai Pex, localizador foraminal com teste elétrico de sensibilidade pulpar. 

Com um toque é possível mudar de função e o produto realiza a autocalibração assim que é inicializado. A base imantada do aparelho permite rotação em 360º e o visor é OLED Touch Screen, que permite fácil operação e excelente visualização das cores. 

O equipamento conta com função de desligamento automático após 5 minutos de inatividade. Há integrado ao seu sistema um teste de funcionalidade para ser acionado a cada 2 semanas (recomendação). 

Sua bateria tem autonomia de até 5h20 em uso contínuo e velocidade de processamento de até 2125 vezes.

Além disso, o Ai Pex é resistente à umidade e altas temperaturas e conta com multifrequência de 98% de precisão. 

Você pode conferir mais detalhes sobre o aparelho, valores e condições de pagamento direto do site da Wak’s

A Wak’s é uma importadora de produtos odontológicos de qualidade. Todos os seus produtos são aprovados pela ANVISA e podem ser usados em todo o território nacional.

Acesse o catálogo.

Gostou deste conteúdo sobre localizador foraminal? Então curta, compartilhe, avalie. O seu apoio e a sua opinião são muito importantes para o nosso trabalho. 

Faça um comentário!

Sobre a Wak's

Fundada em 2014, atuamos no mercado odontológico importando e distribuindo produtos de alta qualidade devidamente certificados para todo o Brasil.

Últimos Artigos

Redes Sociais

WAK's

Nos siga no Instagram

Assine nossa Newsletter!

Fique em dia com as principais dicas e notícias das estradas do Brasil!