6 hábitos para se tornar um dentista de sucesso em 2023

Ser um cirurgião dentista de sucesso no Brasil exige muito mais que conhecimento técnico e bom currículo. Com tantos profissionais disponíveis no mercado, se destacar exige diferenciais e muita disciplina. 

Ser um cirurgião dentista de sucesso no Brasil exige muito mais que conhecimento técnico e bom currículo. Com tantos profissionais disponíveis no mercado, se destacar exige diferenciais e muita disciplina. 

Especialmente para os que decidem seguir pelo caminho do empreendedorismo, pois estes recebem o desafio de gerir o seu negócio. O que necessita de uma gama de conhecimentos a parte do universo da Odontologia. 

Ou seja, é necessário dedicar mais horas de estudo. 

Mas não desanime. Mercado competitivo não é uma novidade. Em qualquer área que tentar fazer carreira encontrará dificuldade semelhante: um mar de concorrência. 

Até os youtubers que são profissionais de uma das profissões mais recentes já enfrentam os efeitos da saturação.

A saída? Segmentar e se especializar em um assunto, além de apresentar originalidade, é um requisito nunca dispensável. 

Bons hábitos também contam e fazem muita diferença, seja para a internet, seja para a Odontologia. 

Nos próximos tópicos nos dedicaremos a elencar alguns dos bons hábitos para se tornar um dentista de sucesso e também soluções estratégicas para o seu negócio ou carreira. 

Prossiga na leitura!

6 bons hábitos para se tornar um dentista de sucesso em 2023

  • Ter proatividade

Isso significa se antecipar aos problemas e não apenas tentar reagir quando eles se tornam uma realidade. Você vai abrir um consultório, sabe que enfrentará concorrência e dificuldades para conseguir os primeiros pacientes.

As suas ações serão fundamentais para diminuir o tempo de superação das dificuldades iniciais e se destacar da concorrência. 

Um dentista proativo apresenta as seguintes características:

  • Disposição para aprender novas técnicas e procedimentos;
  • Estar atento para o que ocorre na clínica;
  • Antecipar soluções para evitar problemas;
  • Avaliar a concorrência e identificar seus pontos fortes e fracos;
  • Definir um público-alvo.

Nada de ser passivo nessa vida. O mercado atual não permite ficar sentado esperando o dia acontecer. Não estamos mais nos anos 1990. Você tem que agir para incrementar o seu atendimento e divulgar o seu negócio.

  • Invista no seu marketing pessoal

E por falar em divulgar o seu negócio, como está o seu marketing pessoal? É indispensável para ser um dentista de sucesso contar com uma boa divulgação, especialmente nas redes sociais.

São nas redes que seus pacientes passam boa parte de seu tempo e se envolvem com a marca. Portanto, você precisa estar lá. E estar lá não se resume a divulgar o negócio. A comunicação na internet se baseia no seguinte tripé:

  1. Criação de conteúdo;
  2. Relacionamento;
  3. Monitoramento de concorrentes.

A criação de conteúdo deve ser voltada para resolver uma dor do cliente, tirar uma dúvida, expor os bastidores do negócio. A ideia é gerar autoridade, demonstrar que você tem pleno domínio sobre o assunto. 

O conteúdo também cumpre com a finalidade de gerar relacionamento e conquistar a confiança do seu público.

Hoje é comum que interessados pelo seu negócio entrem em contato primeiro pelas redes sociais, por ser mais prático. Manter um canal de diálogo nestes meios de modo que o indivíduo se sinta tão bem atendido como pelas plataformas de atendimento tradicionais é vital para o fator relacionamento.

Por fim, e não menos importante em se tratando de marketing pessoal de um dentista de sucesso nas redes sociais, é o monitoramento da concorrência. 

Verificar o conteúdo da concorrência fornece uma boa noção sobre os temas mais populares e de interesse do público. 

  • Participe de eventos para criar oportunidades

Seguindo com a lista de bons hábitos para ser um dentista de sucesso em 2023, crie oportunidades. E para criar oportunidades o segredo é estar próximo de quem pode lhe proporcioná-las.  Como outros profissionais, especialistas da área dispostos a compartilhar experiências e ampliar sua rede de atendimento com parcerias.

Procure participar de workshops, palestras, feiras de destaque da sua área para fazer networking, conhecer bons contatos e captar boas oportunidades. 

O social costuma fazer diferença em qualquer área e na Odontologia não seria diferente. 

Outra vantagem de se participar desses eventos é ficar a par das novidades do setor. 

  • Organize reuniões semanais para auxiliar a equipe

Mesmo que seu consultório conte com apenas um colaborador, é um bom hábito se reunir com ele para alinhar as estratégias. Faça uma reunião semanal incluindo estes tópicos:

  • Apontar o que deu certo na semana passada;
  • Observar as falhas;
  • Pensar em soluções;
  • Ouvir feedbacks.

É importante salientar que todas as reuniões precisam ser planejadas para não impactar a produtividade. Escolha o dia e o horário mais adequado para a reunião e estipule o seu tempo de duração.

  • Cultive uma relação de confiança com os seus pacientes

Ser um dentista de sucesso é ser um dentista inesquecível. Ou seja, impactar o cliente de tal forma que o fidelize por completo. Isso passa desde a aparência do consultório ao atendimento do profissional em si. 

É fundamental para o atendimento demonstrar atitudes como estas:

  • Conversar aberta e francamente sobre o procedimento, seus desafios e etapas;
  • Explicar o que será feito, os termos mais técnicos e tudo que envolve o tratamento;
  • Colocar-se no lugar do paciente. Entender quais são as situações de maior estresse que necessitam da sua intervenção para acalmar e apresentar as boas perspectivas do tratamento. Não se esqueça que ir ao dentista é um verdadeiro tabu para muitas pessoas traumatizadas com experiências negativas, sejam suas, sejam de conhecidos. Se o seu público for as crianças, demonstrar paciência e tato fará a diferença no sucesso do tratamento. Você ganhará confiança dos pequenos e dos pais. 
  • Investir em tecnologia

Outro hábito para ser um dentista de sucesso é investir em tecnologia. Sim, hábito, pois o desenvolvimento tecnológico não para. Sempre surgem novidades que acrescentam para a qualidade do atendimento e satisfação dos clientes.

É imprescindível ficar antenado com as tendências e dedicar uma verba para investir, renovar seus equipamentos de tempos em tempos com o intuito de apresentar novidades para os seus pacientes. 

Confira o catálogo da Wak’s

Se precisar de uma recomendação para conferir as últimas novidades do mercado, acesse o catálogo da Wak’s. Todos os seus produtos são devidamente legalizados e certificados.

Gostou deste conteúdo sobre hábitos para ser um dentista de sucesso em 2023? Então curta, compartilhe, avalie. O seu apoio e a sua opinião são muito importantes para o nosso trabalho.

Faça um comentário!

Sobre a Wak's

Fundada em 2014, atuamos no mercado odontológico importando e distribuindo produtos de alta qualidade devidamente certificados para todo o Brasil.

Últimos Artigos

Redes Sociais

WAK's

Nos siga no Instagram

Assine nossa Newsletter!

Fique em dia com as principais dicas e notícias das estradas do Brasil!